Gênero:
Labirinto
O
tempo de aprendizagem para jogar Pacman, não foi encontrado, mas sabe-se que
existe um recod mundial que, foi de 6 horas inteiras sem perder uma só partida.
O jogador fez 3.333.360 pontos.
O
jogador deve controlar o Pecman com o objetivo de comer todas as pastilhas que
estão no labirinto, enquanto é perseguido por 4 fantasmas fugitivos, 'inky',
'blinky', 'pinky' e 'clyde'. Ao completar 1 nível, você aumenta 1 vida e a
dificuldade também.
As
regras do jogo são: pegar todas as pastilhas no labirinto e não deixar quer os
fantasmas o alcance. Em cada canto da área do jogo, estão pastilhas maiores,
que permitem que o Pacman coma os fantasmas por um curto período de tempo.
Podemos
desenvolver atividades em sala de aula com o mesmo objetivo, sendo que,
usaríamos materiais diferentes. Podendo também mudar ou acrescentar algumas
regras. As atividades seriam interessantes parar qualquer faixa etária, tendo
em vista a participação de todos.
MARIO KART
Gênero: Corrida
A
série Super Mario Bros, nascida ao final de 1985, ano bastante próspero para a
Nintendo, é um dos melhores, maiores e primeiros clássicos do gênero
plataforma em side-scrolling da história. O sucesso obviamente
gerou inúmeros jogos novos. Para se ter uma ideia, contabiliza-se que,
nestes anos todos, o personagem Mario já tenha aparecido em pelo menos 140
jogos.
Primeiro
game da série de jogos de corrida baseados no famoso encanador da
Nintendo, Super Mario Kart era o pontapé inicial de uma série de muito sucesso
entre os jogadores de videogame. Neste jogo, os jogadores disputam corridas em
pequenos carros ou go-karts, escolhendo um dos oito corredores
disponíveis no game, todos personagens retirados da série Super Mario Bros. O
jogo notabilizava-se pelo uso da técnica de mapeamento de texturas
chamado Mode 7, muito notável em games do Super Nintendo, que simulava efeitos
tridimensionais de rotação nas pistas.
O
game podia ser jogado por uma ou duas pessoas, ambos os modos com uma visão em
tela dividida, decomposta horizontalmente. No modo single player, a
tela do topo exibe a corrida em si, a perspectiva imediata do jogador, enquanto
a inferior pode mostrar tanto a perspectiva do retrovisor, indicando o que vem
atrás do jogador, quanto uma visão panorâmica de todo o percurso da corrida,
com o mapa da pista e a posição de cada corredor. No modo para dois jogadores,
a tela inferior obviamente é usada para mostrar a perspectiva do segundo player.
O
game trazia uma bela variedade de artigos e itens para atrapalhar os outros
corredores, como cascas de banana nas pistas; uma pena que permite dar um
salto; os cascos de tartaruga para tentar atingir outros karts; o
Cogumelo, que dá ao jogador um aumento de velocidade temporário; a estrela, com
a qual, além da velocidade adicional, o seu kart ganha invencibilidade; os ovos
do Yoshi; etc.
Os
oito personagens disponíveis no game podem ser considerados melhores ou piores
nas categorias velocidade, direção, peso, controle e aceleração.
Quando dois carros de pesos diferentes colidem, o mais pesado será impelido a
uma distância menor que o carro mais leve, que é mais facilmente atirado para
fora da pista. Isso também depende do ângulo de contato da batida, já que todos
os corredores perdem velocidade ao entrar em contato com outros carros ou com
obstáculos do cenário. Os personagens disponíveis
são Mario, Luigi, Princess, Bowser, a
tartaruguinha Koopa Troopa, Toad, Donkey Kong Jr., e Yoshi.
Seguindo a linha do Pacman podemos idealizar uma corrida com os alunos com o mesmo objetivo, sendo que, usaríamos materiais diferentes. Podendo também mudar ou acrescentar algumas regras. As atividades também
seriam interessantes parar qualquer faixa etária, tendo em vista a participação de todos.
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